SENAC – História, Como Funciona, Cursos oferecidos (CONHEÇA)

O SENAC é conhecido como uma das maiores escolas de cursos profissionalizantes que se encontram presentes no Brasil. Sendo assim, seria muito interessante conhecer um pouco mais a respeito sobre esta instituição e todas as maravilhas que ela tem para oferecer como por exemplo:

  • Cursos;
  • Planos de gratuidade;
  • Princípios;
  • Missão como empresa;

Entre outros detalhes que poderão facilmente contribuir na tomada de decisão. Portanto, você verá aqui como fazer para ingressar na instituição se tornando um profissional qualificado para o mercado de trabalho.

Inscrições no SENAC e SENAI

Confira abaixo os cursos para inscrição.

Para se inscrever em um curso do SENAC é necessário estar encaixado em alguns critérios de avaliação, sendo eles:

  • Pertencer a uma família cuja renda per capita seja de até 2 salários mínimos;
  • Não estar fazendo o mesmo curso na instituição;
  • Não estar fazendo qualquer outro curso na instituição no mesmo período;
  • Não estar participando de nenhum processo de seleção de bolsa;
  • Não ter abandonado nenhum curso que tenha ganho bolsa de estudos nos últimos 2 anos.

A seguir, montamos um simples passo a passo para que você possa ingressar no SENAC. Confira:


  1. Acesse o site oficial do SENAC de seu estado;

  2. Na página, você deverá procurar pela opção “Cursos técnicos”;

  3. Será aberta uma nova janela com os cursos disponíveis, dentre eles o curso que você está interessado em participar;

  4. Verifique as instruções da página e clique na opção de Inscrição;

  5. Preencha corretamente o formulário com todos os dados solicitados;

  6. Finalize o processo e espere pelo resultado.

Programa de gratuidade SENAC

Caso a grana esteja curta, você pode aproveitar programas governamentais que oferecem bolsas integrais e parciais para os alunos que cumpram com os requisitos mínimos que são solicitados por esses programas, são eles: ProUni e FIES.

senac

Além disso, o Senac oferece uma bolsa de 50% durante o primeiro semestre como uma espécie de incentivo acadêmico, para fazer com que os alunos consigam se planejar para bancar a faculdade.

Acessando o site oficial do Senac, você irá encontrar uma página explicando corretamente o que você precisa fazer para conseguir esse incentivo acadêmico.

Lembre-se, se tiver feito a prova do Enem, as suas chances de conseguir qualquer incentivo do governo ou de uma instituição privada são muito maiores.

O que é o SENAC?

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma instituição brasileira de educação profissional aberta a toda a sociedade. Foi criado em 10 de janeiro de 1946 através do decreto-lei 8.621.

senac

É uma entidade privada com fins públicos que recebe contribuição compulsória das empresas do comércio e de atividades assemelhadas. A nível nacional é administrado pela Confederação Nacional do Comércio.

Sua missão é desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho com ações educacionais e disseminação de conhecimentos em Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Ao longo de 70 anos de atividades, com presença em todos os estados do Brasil, o Senac preparou mais de 40 milhões de pessoas para o setor de Comércio e Serviços, contribuindo para a valorização do trabalhador por meio de sua capacitação profissional em doze áreas de formação incluindo cursos de idiomas.

Através de diferentes modalidades de ensino, dentre as quais destaca-se o programa Senac Móvel, a instituição se faz presente em mais de 1.850 municípios, capacitando para o mercado do trabalho cerca de 1,7 milhões de brasileiros a cada ano.

A instituição atua também no ensino superior desde 1989. O Senac mantém o Centro Universitário Senac, que oferece cursos de graduação (bacharelados e de tecnologia) e de pós-graduação (aperfeiçoamento, especialização e mestrado profissional e acadêmico).

No interior de São Paulo, os dois campi do Senac ficam junto aos hotéis-escola Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão nestes casos atendendo à área de turismo, hotelaria e gastronomia.

Na capital paulista, o Senac abriga cursos superiores de todos os segmentos com a mais moderna infraestrutura educacional, incluindo biblioteca com noventa mil itens, centro de gastronomia, centenas de salas de aula, dezenas de laboratórios, centro poliesportivo, centro de convenções e outros ambientes.

História do SENAC

Com tantas décadas de história, a organização permanece contemporânea e reafirma sua capacidade de inovação e renovação, atributo que a evidência. Como marca desse desempenho, acompanhamos e abrimos caminhos para as tendências do mundo do trabalho no comércio de bens, serviços e turismo.

senac

Tudo começou em 10 de janeiro de 1946, quando o Conselho Nacional do Comércio recebeu autorização do Governo Federal para criar escolas em todo o país. O Senac São Paulo teve seu Conselho Regional eleito em 13 de julho daquele ano e foi o primeiro a iniciar os trabalhos.

Hoje, estamos fisicamente presentes em mais de 44 municípios, com mais de 61 unidades, além de dois hotéis-escola e da Editora Senac São Paulo. Sem fronteiras, o conhecimento e a educação são apresentados em diferentes formatos dentro de um amplo portfólio, que inclui eventos, programas, capacitações e cursos em diversas modalidades.

Pioneiros, já em 1947, apresentamos a Universidade do Ar, que ensinava pelas ondas do rádio. Acompanhamos a evolução tecnológica e, hoje, praticamos a inclusão educacional por meio de avançados recursos digitais, o que nos permite falar a pessoas do Brasil inteiro.

Contamos com o Grande Hotel São Pedro, a partir de 1969, e com o Grande Hotel Campos do Jordão, desde 1998, que oferecem aos nossos estudantes a vivência de rotinas profissionais, enquanto os hóspedes encontram alto padrão de serviços.

No ensino superior, ingressamos em 1989, com o curso Tecnologia em Hotelaria. Em 2004, as então Faculdades Senac deram lugar ao atual Centro Universitário Senac. Ao criar a editora, em 1995, o Senac estendeu a ação educacional estabelecendo uma bibliografia que valoriza autores nacionais e nossas áreas de atuação.

Modalidades de Cursos Oferecidos pelo SENAC

Embora seja uma instituição bastante conhecida por ofertar cursos técnicos com excelência, muita gente ainda não conhece os tipos de cursos SENAC.

Então, se você desejar escolher outra modalidade de cursos SENAC, veja quais estão à disposição em uma instituição do SENAC. Vale dizer que em praticamente todas as unidades há opções de cursos em:

  • Cursos Livres;
  • Cursos Técnicos;
  • Aprendizagem;
  • SENAC EAD – Ensino à Distância;
  • Extensão;
  • Graduação e Pós-graduação.

Estas são formações dedicadas tanto para quem quer iniciar sua vida profissional, por exemplo, jovens acima dos 16 anos. Como para os profissionais que já estão na área, mas desejam se aperfeiçoar com novas técnicas. Agora você pode montar uma carreira profissional de sucesso, crescendo com formações SENAC.

Trabalhe Conosco

O Senac São Paulo é uma de instituição educacional privada sem fins lucrativos. Todas as suas contratações em regime CLT são realizadas via processos seletivos de acordo com normas e regulamento internos.

Caso tenha interesse em participar de um processo seletivo:


  • Verifique as vagas disponíveis e analise se você atende aos pré-requisitos solicitados;

  • Cadastre ou atualize seu currículo via sistema (meu currículo). Serão consideradas apenas as informações que estiverem presentes no currículo durante o período de inscrição para cada processo seletivo.

  • Vincule o seu currículo à vaga de interesse. Qualquer outra forma de envio de currículo não será considerada.

Após o término do período de inscrições, os candidatos passarão por um processo seletivo que inclui etapas eliminatórias a seguir descritas, mas não limitadas a elas: análise curricular, testes específicos, dinâmicas de grupo, aula-teste e/ou entrevistas individuais.

E, obrigatoriamente, o(a) candidato(a) passará pelas etapas (também eliminatórias) de verificação de documentação e qualificação cadastral (visando atender ao eSocial) e exame médico admissional.
Como funciona o Pronatec

No Pronatec depois que um candidato se inscreve sendo selecionado no programa têm direito a uma bolsa de estudo em dos cursos do SENAC ou em outra instituição de educação profissional associada ao Pronatec.

Inscrições SENAC Pronatec

Para verificar se as inscrições SENAC Pronatec para um curso estão acontecendo, mas há 2 modos para se manter informado.

Na própria entidade do SENAC você também pode verificar a possibilidade de fazer um curso gratuito pelo programa, por isso entre no site e localize os dados da unidade mais próxima da sua casa para consultar esta informação diretamente com o polo.

Cursos Gratuitos Pronatec

Os Cursos Gratuitos SENAC Pronatec são na modalidade de cursos profissionalizantes e técnicos. No caso do ensino profissionalizante é possível concluir uma formação em alguns dias ou meses.

senac

Existe a flexibilidade de estudantes de idade a partir de 14 anos se inscrever e a escolaridade pode ser a partir da 1ª série do ensino fundamental dependendo do curso. Contudo o aprendizado técnico são cursos de aproximadamente 2 anos e exige que o aluno tenha idade mínima de 16 anos e já tenha concluído o ensino médio ou esteja cursando a partir da 2ª série.

Veja alguns dos cursos profissionalizante e técnico que o SENAC Pronatec pode oferecer novamente:

  • Espanhol Básico
  • Comunicação Visual
  • Guia de Turismo
  • Informática
  • Informática para Internet
  • Logística
  • Segurança do Trabalho
  • Inglês Básico
  • Técnico em Administração
  • Técnico em Design de Interiores
  • Técnico em Guia de Turismo
  • Técnico em Informática
  • Técnico em Logística
  • Técnico em Marketing
  • Técnico em Meio Ambiente
  • Técnico em Programação de Jogos Digitais
  • Técnico em Qualidade
  • Técnico em Recursos Humanos
  • Técnico em Segurança do Trabalho
  • Técnico em Transações Imobiliárias

Essas foram as dicas que tínhamos para você a respeito do que é o SENAC e dos benefícios que a instituição pode lhe oferecer. Aproveite essas e muitas outras dicas para você aqui no nosso blog a sua disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*