Conheça os Quatro Principais Pilares da Educação

O século XXI, ao oferecer tantas possibilidades em termos de circulação e armazenamento de informações, aumenta o duplo requisito de transmitir, de forma maciça e eficaz, um volume crescente de conhecimento teórico e técnico que se adapta aos novos requisitos. do meio ambiente, bem como alternativas para uma atualização permanente dos conhecimentos básicos.

Diante do exposto, a educação deve ser estruturada em torno de quatro aprendizados fundamentais que serão, durante a vida de um indivíduo, os pilares da educação.

Aprenda a ser

O problema não é preparar as crianças para viver em uma determinada sociedade, mas oferecer-lhes a possibilidade de desenvolver habilidades que lhes permitam entender o mundo à sua volta e se comportar de maneira justa e responsável. Para isso, deve ser promovida autonomia, diversidade de personalidades, espírito de iniciativa, criatividade e inovação.

pilares da educação

Em um mundo em permanente mudança, um de cujos principais mecanismos parece ser a inovação social e econômica, um lugar especial deve ser dado à imaginação e à criatividade; manifestações quintessenciais da liberdade humana que podem estar ameaçadas por alguma normalização do comportamento individual.

O século XXI precisará de talentos e personalidades muito diversos, além de indivíduos excepcionais, também essenciais em todas as civilizações. Por esse motivo, será necessário oferecer às crianças e jovens todas as oportunidades possíveis de descoberta e experimentação – estéticas, artísticas, esportivas, científicas, culturais e sociais – que completem a apresentação atraente do que as gerações anteriores ou seus contemporâneos criaram nessas áreas .

Na escola, a arte e a poesia devem recuperar um lugar mais importante do que aquele que lhes é concedido. Em muitos países, há um ensino interessado no utilitário, e não no cultural. A ânsia de promover a imaginação e a criatividade também deve levar a reavaliar a cultura e o conhecimento orais extraídos da experiência da criança ou adulto.

Aprenda a conhecer

Busca-se aprender que tende menos à aquisição de conhecimento classificado e codificado do que ao domínio dos próprios instrumentos de conhecimento. O que é “aprender a aprender”, exercitando memória, atenção e pensamento, para aproveitar as possibilidades oferecidas pela educação ao longo da vida.

Pilares da educação

Aprenda a fazer

Destina-se a treinar pessoas que possam influenciar seu próprio ambiente, não apenas para obter uma qualificação profissional, mas para lidar com um grande número de situações, resolvê-las e trabalhar em equipes em um contexto social, cultural, econômico e político, levando em consideração que a aprendizagem deve evoluir e não pode se limitar à transmissão de práticas mais ou menos rotineiras, sem subestimar o valor formativo que elas possam ter.

Aprenda a viver juntos

Sem dúvida, esse aprendizado constitui uma das principais empresas da educação contemporânea: implica aprender a evitar conflitos ou resolvê-los de maneira pacífica, promovendo o conhecimento dos outros, de suas culturas e de sua espiritualidade. (Conheça a coleção de jogos da paz ).

Pilares da educação

O processo de aquisição de conhecimento nunca termina e é nutrido pela experiência; nesse sentido, está entrelaçado com a habilidade, habilidade e aptidão para o trabalho. Os primeiros anos de ensino estabelecem as bases para a aprendizagem ao longo da vida.

A educação é concebida como um todo; Sob essa concepção, as reformas educacionais devem buscar orientação no desenvolvimento e definição de programas e políticas educacionais.

A educação ao longo da vida representa para o ser humano uma construção permanente de seus conhecimentos e habilidades, de sua faculdade de julgamento e ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*