Curso de Operador de Empilhadeira Senai – Inscrições Online!

Quem está em busca de inserção laboral dentro do segmento logístico, fazer um Curso de Operador de Empilhadeira Senai, pode ser uma ótima alternativa, tendo em vista que esta formação está destinada a jovens e adultos, com ou sem vínculo de trabalho.

Com o crescimento do setor de construção civil e também da área de logística, os operadores de empilhadeiras passaram a ser profissionais constantemente demandados. No entanto, é preciso ter uma qualificação profissional adequada para o exercício da função.

Uma das principais instituições que disponibiliza esse tipo de curso é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Senai. Por isso, iremos recomendá-lo hoje para você passando todos os detalhes sobre como é feita a inscrição.

Procedimentos para inscrição no curso de Operador de Empilhadeira Senai

Para que você possa inscrever-se neste curso, existem 2 alternativas disponíveis. A primeira delas indo presencialmente até uma das unidades do Senai presentes no seu município. O segundo modo é 100% virtual, seguindo o detalhamento abaixo:

INSCRIÇÃO ONLINE

  1. Entre no site oficial do Senai;

  2. Use o campo de pesquisa para procurar pelo curso de operador de empilhadeira. Na sequência, verifique se esta formação está sendo disponibilizada no Senai da sua região.


  3. Em caso afirmativo, você poderá clicar sobre o curso para obter maiores detalhes sobre o mesmo. Confira especificamente se você possui o perfil exigido para a inscrição.


  4. Ao constatar que este curso é exatamente o que você estava procurando, clique para dar início ao seu processo de inscrição.


  5. A página do Senai pedirá que você faça um cadastro online. Portanto, faça a inserção de todas as informações que forem solicitadas para validar o processo.


  6. Após o cadastro, você também deverá efetuar o pagamento do seu curso, podendo ser por meio de boleto ou via cartão de crédito. Caso não tenha condições financeiras para arcar com este tipo de informação, saiba que a instituição também disponibiliza vagas para bolsistas por meio do seu programa de gratuidade.


  7. Concluído o seu processo de inscrição, basta aguardar a confirmação do início das aulas.

Pré-requisitos para inscrição no curso Operador de Empilhadeira

Mesmo que você tenha interesse em participar deste curso, é importante que se adeque aos pré-requisitos determinados pela instituição. Veja quais são as exigências do Senai atualmente:

Curso de Operador de Empilhadeira Senai

  • O candidato precisa ter no mínimo 18 anos de idade.
  • É necessário ter comprovação de pelo menos a quarta série do nível fundamental.
  • Apresentação de CNH, podendo ser nas categorias ‘B’, ‘C’, ‘D’ ou ‘E’.
  • Disponibilidade de tempo para as aulas.

O que vou aprender no curso de Operador de Empilhadeira Senai?

Dependendo do polo Senai que você se inscrever, a carga horária deste curso pode variar entre 30 a 50 horas. O principal objetivo deste curso é qualificar os profissionais para que possam operar as empilhadeiras em diferentes empresas, seguindo todos os procedimentos, normas e legislações técnicas, de segurança, meio ambiente e de saúde.

Curso de Operador de Empilhadeira Senai

Que tange a grade de conteúdos programáticos, geralmente apresentada aos alunos do curso de operador de empilhadeira, os conhecimentos envolvem:

  • AULA 1 – NR 11 – Técnico de transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais
  • AULA 2 – Tipos de empilhadeira e acessórios
  • AULA 3 – Símbolos de painéis de instrumentos, movimentação e cargas
  • AULA 4 –  Componentes e suas funções
  • AULA 5 – Operador e suas obrigações
  • AULA 6 – Procedimentos de segurança nas operações de movimentação, carga e descarga
  • AULA 7 – Segurança no trabalho – prevenção de riscos de acidentes
  • AULA 8 – Regras gerais. Reconhecimento do equipamento e suas particularidades
  • AULA 9 – Inspeção de segurança antes do uso das máquinas – verificação diária, semanal ou mensal
  • AULA 10 – Princípio da alavanca
  • AULA 11 –  Estabilidade das empilhadeiras
  • AULA 12 –  Capacidade de carga
  • AULA 13 – Triângulo de estabilidade
  • AULA 14 – Dispositivo de segurança
  • AULA 15 – Manutenção preventiva
  • AULA 16 –  Prática de balizamento com empilhadeira
  • AULA 17 –  Prática de empilhamento vertical e horizontal.

Para que você possa garantir a sua certificação ao término deste curso, é importante que você faça todas as aulas adequadamente, tendo um mínimo de presença. Com o certificado em mãos, você poderá trabalhar em todo o território nacional, pois o mesmo é devidamente registrado junto ao Ministério da Educação MEC.

INSCRIÇÃO ONLINE

Mercado de trabalho para os operadores de empilhadeira no Brasil

Atualmente, os operadores de empilhadeiras são frequentemente demandados em todo o território nacional, pois houve um crescimento no setor logístico. Atualmente, quem tem uma formação como essa pode vir a trabalhar em estoques, os galpões, construtoras, depósitos atacadistas ou qualquer outro lugar que tenha necessidade de um operador de empilhadeira.

Claro que para obter as melhores vagas de emprego neste segmento, você deverá ter um bom curso de operador de empilhadeira e o fornecido pelo SENAI está entre as melhores opções no país.

Lembrando que o Senai é uma das instituições com maior renome em toda América Latina para a formação do setor industrial. Sendo assim, se você fizer uma qualificação nesta instituição, estará fazendo um bom incremento no seu currículo profissional e isso aumentará suas chances de inserção no mercado de trabalho.

INSCRIÇÃO ONLINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*