Cursos de Medicina – Veja as melhores opções do Brasil em 2022!

Os cursos de medicina são os mais concorridos em nosso país, tanto nas universidades públicas, como nas privadas, e isso se deve pela remuneração e status que a profissão proporciona aos formados na área.

Caso você esteja interessado em cursar medicina e queira saber quais são os melhores cursos disponíveis atualmente no Brasil, saiba que você precisa primeiro conferir quais universidades estão entre as mais conceituadas junto ao Ministério da Educação (MEC), pois esse é o principal órgão de avaliação atualmente.

Verifique neste post uma lista exclusiva com os cursos de medicina mais concorridos e com melhores índices do país. Esse conhecimento lhe dará a base necessária para criar seu plano de estudos para a universidade certa. Confira!

Configurações dos Cursos de Medicina no Brasil

Os cursos de medicina disponibilizados no Brasil são em nível Bacharelado, e é o mais concorrido dos vestibulares em todo o território nacional.

Isso se deve ao fato desta profissão ser altamente rentável e ter um caráter social que atrai vestibulandos há muitos anos. Em função desta alta procura por este tipo de formação, os cursos acabam sendo bastante exigentes na hora das seleções. Portanto, os candidatos devem estudar com afinco para ficar entre os melhores colocados.

Apesar dos candidatos saberem que precisam se dedicar para poder passar em um curso como esse, muitos não sabem como identificar qual é a melhor instituição ou melhor curso disponível no país. Obviamente que temos algumas instituições em mente, mas qual delas seria a melhor? Onde eu posso fazer este tipo de verificação?

Cursos de Medicina

Atualmente, uma boa referência para saber se um curso está bem conceituado é o próprio Ministério da Educação do nosso país, que criou uma série de mecanismos de avaliação, tais como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e também o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Os resultados dessas avaliações nos dizem muito sobre o nível dos cursos de medicina nos dias de hoje.

  • Enade: O exame do Enade é muito similar ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e visa testar os conhecimentos dos estudantes que já estão imersos em uma graduação, como é o caso do curso de medicina. Os cursos de graduação costumam ser avaliados dentro de um intervalo de 3 anos e o foco do Ministério da Educação está em analisar o conteúdo que está sendo ministrado nessas instituições e dar uma pontuação que vai de 1 a 5. Se uma instituição vier a tirar um ponto inferior a 3, isso pode indicar que a qualidade do seu ensino precisa ser melhorada. Inclusive, se uma instituição tira menos de 3 pontos, ela corre o risco de ter as suas portas fechadas pelo Ministério da Educação, justamente por não atender os requisitos de qualidade de ensino.

  • CPC: No caso do CPC, este exame irá avaliar as instituições de ensino de modo amplo, ou seja, não apenas focando no seu conteúdo. No caso específico do bacharelado em medicina, as universidades e faculdades que oferecem esse tipo de formação irão passar por uma análise em sua estrutura, tanto física como pedagógica, tecnológica, de material didático, laboratórios, entre outros pontos. A pontuação também irá variar, assim como no Enade, de 1 a 5 pontos. Se uma instituição vier a receber 2 conceitos considerados insatisfatórios e de forma consecutiva, via CPC, a universidade, então irá sofrer algumas munições pelo MEC, o qual pode inclusive acarretar na suspensão do vestibular.

Esses 2 métodos desenvolvidos pelo MEC são considerados os mais confiáveis para saber, por exemplo, se os cursos de medicina estão conceituados e valem a pena ser cursados.

Para o Ministério da Educação, disponibiliza todos os anos rankings, revelando quais são as piores e as melhores universidades dentro das mais variadas áreas de formação. No caso do curso de medicina, iremos apresentar todos os detalhes para você.

Melhores cursos de Medicina em 2022

As universidades precisam lutar sempre para manterem os seus índices de educação. Portanto é normal que as vezes o ranking se modifique de um ano para outro. É justamente por isso que resolvemos desenvolver este conteúdo. Ele mostrará exatamente quais são os melhores cursos de medicina para o ano de 2022.

Cursos de Medicina

Nossa lista foi organizada com base nas avaliações desenvolvidas pelo Ministério da educação. Confira a seguir:

Segundo dados lançados pelo MEC, as melhores universidades que disponibilizam cursos de medicina em nosso país, estão concentradas basicamente na região sudeste. São elas:

  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
  • Universidade Federal de São Paulo.

Após a região sudeste, o sul também está entre as melhores regiões para se estudar medicina atualmente, segundo as avaliações de desempenho do Enade e CPC. Veja de quais instituições estamos nos referindo a seguir:

  • Universidade Estadual de Maringá (UEM);
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste);
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Cursos de Medicina

Na terceira posição dos melhores cursos de medicina do Brasil, temos a região centro-oeste, cujas universidades são as seguintes:

  • Universidade de Brasília (UnB); 
  • Universidade Federal de Goiás (UFG);
  • Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

No caso da região nordeste do nosso país, a única universidade que se encontra com os melhores índices em seus cursos de medicina é a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

E aí, você está interessado em fazer um curso de medicina? Das opções apresentadas em nosso artigo, qual é a universidade que lhe chama mais atenção? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*