Curso de Telecomunicações Senai – Matrículas 2023

Se você tem identificação pela área de sistemas de internet, fazer o Curso de Telecomunicações Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é uma ótima alternativa.

Além de conseguir uma boa remuneração salarial, também é um dos cursos que mais empregam atualmente. Logo, se investir na formação certa, rapidamente estará colocado no mercado de trabalho.

Confira como fazer sua inscrição no curso de telecomunicações do Senai e aproveite essa chance de se qualificar do jeito certo!

Inscrição Curso de Telecomunicações Senai

Quem tiver interesse nessa formação via Senai pode inscrever-se no curso de telecomunicações indo presencialmente até a unidade Senai da sua cidade.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO

No entanto, se quiser mais praticidade, poderá inscrever-se no curso, seguindo as orientações que passaremos abaixo:

Passo 1 – A primeira coisa a ser feita é entrar no site oficial do Senai por meio do seguinte endereço eletrônico: Mundo SENAI

Passo 2 – Dentro da plataforma do Senai, use o campo de buscas para encontrar o curso de telecomunicações da instituição.

Passo 3 – Ao certificar-se de que ele está sendo ofertado na sua cidade, você deverá ler tudo sobre  a formação, especialmente nos requisitos para o ingresso. Se estiver tudo ok, clique para a matrícula.

Passo 4 – Preencha o cadastro exigido e finalize com o pagamento do curso. Feito isso, receberá a confirmação da matrícula via e-mail.

Programa de Gratuidade Senai

Nas instâncias em que os candidatos aos cursos do Senai não possuem condições econômicas para pagar pelo curso, eles podem pedir bolsas de estudo via Programa de Gratuidade.

Curso de Telecomunicações Senai

Esse tipo de bolsa está liberada na instituição para alguns cursos (confira presencialmente a possibilidade para o curso de telecomunicações).

Quando for na unidade do Senai informar-se sobre a bolsa de estudos, leve com você um comprovante de residência, CPF e identidade, comprovantes de renda e escolaridade.

Entendendo como funciona o curso de Telecomunicações do Senai

Hoje, a comunicação remota tornou-se uma necessidade para a maioria das empresas e pessoas. Por esse motivo, o mercado de trabalho para o segmento de internet, televisão e rádio está sempre aquecido. 

No curso de tecnologia em telecomunicações, você aprenderá a instalar, operar e manter sistemas de internet, radiodifusão e telefonia utilizando equipamentos, tecnologia e sistemas informatizados.

Curso de Telecomunicações Senai

Essa formação tem uma carga horária total de 1.200 horas e tem como pré-requisito que o candidato já tenha concluído o ensino médio, ou esteja pelo menos no segundo ano dessa modalidade de ensino.

No que diz respeito a grade de conteúdos programáticos do curso de telecomunicações, o aluno terá acesso às seguintes aprendizagens:

  • TEMA 1 – Princípios de Telecomunicações
  • TEMA 2 – Linguagem Oral e Escrita 
  • TEMA 3 – Específico I 
  • TEMA 4 – Tecnologias e Equipamentos de Redes e Sistemas de Telecomunicações 
  • TEMA 5 –  Técnicas de Treinamento
  • TEMA 6 – Instalação de Equipamentos
  • TEMA 7 –  Infraestrutura de Redes e Sistemas de Telecomunicações 
  • TEMA 8 –  Específico II 
  • TEMA 9 – Protocolos de Redes 
  • TEMA 10 – Monitoração de Redes
  • TEMA 11 – Metodologia de Análise e Resolução de Problemas 
  • TEMA 12 – Específico III 
  • TEMA 13 – Configuração e Manutenção de Equipamentos de Telefonia e VOIP 
  • TEMA 14 –  Configuração e Manutenção de Equipamentos de Redes e Sistemas de Telecomunicações. 

Conhecendo o mercado de trabalho de quem tem formação em telecomunicações

O crescimento exponencial das telecomunicações, principalmente da banda larga, aumentou a necessidade de mão de obra qualificada na região, pois as velocidades de conexão praticadas hoje só são possíveis com infraestrutura de rede óptica.

Curso de Telecomunicações Senai

Para poder lidar com essas redes é necessário contar com a formação adequada e é justamente por isso que investir em um curso como o do Senai lhe capacitará do jeito certo para conseguir um posto de trabalho sem dificuldade.

O profissional com formação em telecomunicações poderá atuar no setor de indústrias, no comércio e em inúmeras empresas dos diferentes segmentos ligados à área de telecomunicações.

E aí, tem interesse em fazer o curso de telecomunicações do Senai? Se sim, siga as instruções e matricule-se hoje mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*