Curso de Segunda Licenciatura em EAD: vale a pena?

Se você já possui um curso em alguma licenciatura, independente de ter cursado em faculdade pública ou privada, também existe a possibilidade de fazer um curso de segunda licenciatura em EAD, o que lhe permitirá ampliar sua formação e concluir a licenciatura em menos tempo.

Atualmente, existem muitas universidades à distância que disponibilizam essa modalidade de curso e são respaldadas pelo Ministério da Educação (MEC), ou seja, seu certificado de segunda graduação terá validação para ser utilizado em todo o território nacional.

Se você ficou curioso para saber mais a respeito de como fazer um curso de segunda licenciatura em Ead, não pode perder o nosso artigo de hoje, pois iremos apresentar isso e muito mais!

Aproveite nosso conteúdo e faça uma boa leitura!

O que é um Curso de Segunda Licenciatura em Ead?

curso-de-segunda-licenciatura-em-ead

Para quem não sabe, um curso de segunda graduação na modalidade a distância é uma oportunidade criada para aquelas pessoas que já possuem um diploma de nível superior em uma Licenciatura, e que desejam fazer mais uma graduação.

Nesse ponto é permitido que o interessado possa cursar qualquer tipo de licenciatura, ou seja, não é porque possui uma licenciatura no âmbito das humanas, que não poderá fazer alguma licenciatura nas exatas, por exemplo.

Isso só é possível, em função de que, as áreas de licenciaturas possuem muitos componentes curriculares iguais em seus currículos formadores, principalmente no que tange à área de educação.

Nesse sentido, a segunda licenciatura em Ead permite que possamos terminar o curso em um ou dois anos no máximo.

Desse modo, a única coisa que precisamos nos preocupar é em fazer as cadeiras específicas do curso desejado.

Quem pode fazer uma segunda licenciatura?

curso-de-segunda-licenciatura-em-ead

Essas modalidades de cursos são ofertadas com exclusividade para todos aqueles que possuem uma formação universitária, em algum tipo de licenciatura e que desejam fazer mais um curso neste mesmo segmento.

Também é válido mencionar que, para poder ter acesso a matrícula em uma segunda licenciatura, não é necessária a comprovação de experiência docente, ou seja, você não precisa estar atuando em sua área de formação para matricular-se.

É uma grande oportunidade e que trará muitos benefícios aos professores, uma vez que, a partir do momento que o mercado torna-se cada vez mais competitivo, precisaremos de algum tipo de diferencial para nos destacar em meio à multidão, não é mesmo?

Quanto tempo dura um curso de Segunda Licenciatura em Ead?

Um ponto positivo para os cursos ofertados na modalidade Ead e voltados para quem já possui uma formação em licenciatura, é que podemos cursá-los dentro de um período curto de tempo.

Isso se dá, em sua grande maioria, porque as universidades conseguem aproveitar muitos componentes curriculares e os saberes já adquiridos pelos professores em suas primeiras formações.

Com isso, o curso da segunda licenciatura acaba sendo concluído em um tempo mais reduzido.

Além disso, as universidades se encarregam de preparar uma matriz curricular que propicie aos seus alunos ingressos, estudar componentes específicos da área escolhida, e dentro de um período de tempo que pode ser de 6 meses a 2 anos.

Lembrando que os cursos de licenciaturas possuem uma duração de 4 anos, logo, poder fazer em menos tempo do que isso, já uma grande vantagem para os profissionais licenciados.

Benefícios de fazer um curso de Segunda Licenciatura em Ead

curso-de-segunda-licenciatura-em-ead

Existem boas razões para se fazer uma segunda licenciatura em Ead e a seguir iremos lhe dizer quais são elas:


 

  • Redução da carga horária de estudos: essa é uma grande vantagem, uma vez que a modalidade Ead de cursos de segunda licenciatura tem uma carga horária que pode variar de 800 a 1300 horas, as quais podem ser vencidas em um ano, por exemplo.

  • Possibilidade de aproveitamentos dos componentes curriculares já estudados: fazer um curso de segunda licenciatura lhe permitirá aproveitar muitos componentes já estudos na primeira graduação.

  • Redução ou dispensa de estágio: dependendo do tipo de cursos escolhido como segunda licenciatura e também da faculdade, pode ser que você consiga reduzir a carga horária do seu estágio, principalmente se você já estiver atuando na sala de aula como professor.

  • Flexibilização dos horários: outro benefício possibilitado pelo curso de segunda licenciatura é que por serem versões ofertadas em Ead, conseguiremos estudar onde e quando quisermos. Além disso, não precisamos estar vivendo na mesma cidade da universidade que desejamos estudar.

  • Melhora o currículo: em pouco tempo você conseguirá ampliar seu currículo, garantindo um atrativo a mais, para a rápida inserção no mercado de trabalho.

  • Nova área de atuação: também se torna uma excelente oportunidade para aqueles professores que deseja atuar em outras áreas dentro da educação.

Cursos de Segunda Licenciatura em Ead

Veja a seguir uma lista com as principais possibilidades de cursos oferecidos em muitas instituições, para quem deseja fazer uma segunda licenciatura:

  • Curso de Geografia;
  • Curso de História;
  • Curso de Letras;
  • Curso de Pedagogia;
  • Curso de Filosofia;
  • Curso de Sociologia;
  • Curso de Artes;
  • Curso de Biologia;
  • Curso de Química;
  • Curso de Matemática.
  • Entre outros.

Principais universidades que possuem curso de Segunda Licenciatura

curso-de-segunda-licenciatura-em-ead

Depois de tudo que foi apresentado, você deve estar curioso para saber em quais universidades essa modalidade de curso pode ser encontrada em Ead, não é mesmo? Desse modo, veja abaixo uma lista com algumas possibilidades:

Vale mencionar que as universidades mencionadas na lista anterior são instituições que podemos confiar, uma vez que são todas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Nesse sentido, com um diploma de segunda licenciatura em mãos, poderemos atuar plenamente como professores desta formação complementar escolhida.

Além disso, também poderemos prestar concursos públicos para esta área de atuação, por exemplo.

Conclusão

Agora que você conhece essa nova possibilidade de ampliar seus estudos dentro do âmbito das licenciaturas, o que acha de pesquisar pela melhor universidade e qualificar-se agora mesmo?

Aproveite que as possibilidades são diversas e encontre a licenciatura desejada, podendo cursar totalmente em Ead.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*