Curso de Libras Senac – Inscreva-se online para estudar!

A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é a língua oficial das comunidades surdas no Brasil. Cada vez mais as empresas demandam profissionais que saibam essa língua para lidar com clientes ou colegas de trabalho. Portanto, fazer um Curso de Libras Senac é fundamental.

O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) é uma ótima referência de formação para quem quer dominar a Libras. Isso porque a instituição conta com os melhores professores e você sairá com uma habilidade única que dará um grande diferencial no seu currículo.

Caso esteja interessado em fazer este curso, confira o nosso post até o final, que iremos apresentar todos os procedimentos necessários para a inscrição. Além disso, verifique também se você possui os pré-requisitos e se a grade de conteúdos programáticos é atrativa para você!

Procedimentos para inscrição no curso de Libras Senac

Para inscrever-se no curso de libras do Senac, existem 2 alternativas possíveis. A primeira delas é, indo até a unidade Senac do seu interesse, inscrevendo-se de forma presencial.

O segundo modo é considerado muito mais prático, tendo em vista que pode ser feito diretamente pelo seu celular ou computador. Veja a seguir como fazer a sua inscrição Curso de Libras Senac online:

Passo 1 –  O candidato interessado no curso de Libras, primeiramente deverá acessar o site oficial do Senac pelo seguinte endereço eletrônico: www.senac.com.br 


Passo 2 – Entrando no sistema, precisa clicar no Senac do seu estado, para que possa ser encaminhado para uma página direcionada. 


Passo 3 – Assim que estiver dentro da página do Senac da sua região, faça uso do campo de pesquisa para encontrar o curso de Libras.


Passo 4 – Feito isso, recomendamos que você faça a leitura sobre todos os detalhes deste curso, focando especialmente nos pré-requisitos para a matrícula e também na grade de conteúdos programáticos. Verifique se ela atende às suas demandas de aprendizagem.


Passo 5 – Ao certificar-se que o curso é atrativo para você, vá até o final da tela e defina qual é a unidade Senac que você quer estudar. Na sequência, você deve clicar para fazer a sua inscrição, cadastrando-se no site, caso seja seu primeiro acesso.


Passo 6- A próxima etapa envolve o pagamento do seu curso de libras, podendo ser feito por meio de boleto bancário ou cartão de crédito. Se você optar por pagar no cartão de crédito, por exemplo, é possível parcelar em até 12 meses o seu curso. Além disso, os candidatos sem situação de vulnerabilidade econômica também podem solicitar bolsas de estudos.


Passo 7 – Concluída a sua matrícula e o pagamento do curso, aguarde a confirmação e início das aulas.

Programa de Gratuidade Senac

Como foi mencionado no passo a passo anterior, o Senac também disponibiliza bolsas de estudos para os candidatos em situação de vulnerabilidade econômica. O programa é denominado de Programa de Gratuidade e está disponível na instituição desde a sua fundação.

Curso de Libras Senac

Para acessar este programa, o candidato deve comprovar que possui uma renda per capita familiar inferior a 2 salários mínimos e que sempre estudou em instituições públicas de ensino.

É válido lembrar que as bolsas de estudos costumam ser limitadas, portanto, é importante que você vá até o Senac da sua cidade e se informe, se ainda existem vagas para o curso de libras.

Pré-requisitos para inscrição no curso de Libras Senac

A seguir, iremos apresentar para você quais são as exigências feitas pelo Senac para que um candidato possa matricular-se neste curso: 

  • O candidato ao curso de libras deve possuir, pelo menos, o ensino fundamental 1.
  • Também é exigido que o candidato tenha, no mínimo, 13 anos de idade.
  • É necessário saber ler, escrever e interpretar textos na língua portuguesa.
  • O curso é destinado para candidatos ouvintes que gostariam de aprender a libras para auxiliar pessoas surdas.
  • No caso da turma do Senac da sua região estar disponibilizando aulas remotas, também é importante que você tenha um tablet, celular ou computador e acesso à internet.

O que vou aprender no curso de Libras do Senac?

O curso de libras do Senac está disponível na modalidade de cursos livres de curta duração, tendo uma carga horária de 45 horas. Portanto, você consegue se formar rapidamente nesta formação e adquirir uma habilidade importante nos dias de hoje.

Os candidatos que se matricularem neste curso irão aprender tudo sobre como iniciar uma conversa, fazer uma apresentação, apresentar familiares, usar vocabulários relativos a horas, dias da semana, meses do ano e muito mais na Língua Brasileira de Sinais. 

A seguir, separamos informações sobre a grade de conteúdos programáticos para o curso de libras do Senac:

  • Módulo 1 –  Identificar aspectos da cultura, identidade e universo visual das pessoas surdas
  • Módulo 2 – Entender as diferenças entre a língua de sinais e a língua portuguesa
  • Módulo 3 – Usar sinais básicos para comunicação inicial
  • Módulo 4 – Utilizar a estratégia de comparação
  • Módulo 5 – Explorar diferentes usos das expressões faciais e corporais na comunicação
  • Módulo 6 – Usar o recurso da datilologia em diálogos de apresentação de pessoas
  • Módulo 7 – Identificar familiares
  • Módulo 8 – Pedir e conceder informações sobre localização
  • Módulo 9- Utilizar os numerais para valores monetários e quantitativos
  • Módulo 10- Usar vocabulário relativo às horas, dias da semana e meses do ano
  • Módulo 11 – Expressar nome, profissão e soletrar palavras
  • Módulo 12 – Iniciar uma conversa, se apresentar e apresentar outras pessoas
  • Módulo 13 – Identificar as formas de utilização e diferenças entre sinal, mímica e classificador na descrição de figuras e objetos
  • Módulo 14 – Utilizar o sistema de transcrição.

Mercado de trabalho para os profissionais com conhecimentos em Libras

Desde que a Língua Brasileira de Sinais tornou-se oficial no Brasil em 2002, a demanda por profissionais com este tipo de habilidade tem crescido consideravelmente.

Curso de Libras Senac

Lembrando que esses profissionais podem trabalhar em inúmeras empresas, incluindo escolas, universidades e até mesmo trabalhar em iniciativas do poder público, focados na tradução em libras.

E aí você tem interesse por este tipo de formação? Deixe um comentário abaixo destacando o que você gostou mais de saber sobre o curso de libras do Senac.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*