Curso de Bartender Senac – Matrículas Abertas!

O curso de Bartender Senac é uma ótima oportunidade para quem gosta de trabalhar com atendimento ao público e criação de drinks e coquetéis.

Essa é uma área que vale a pena entrar, tendo em vista que existem inúmeros locais para trabalhar. E com a formação certa, você garante um currículo competitivo e boa remuneração.

Veja neste post quais são os procedimentos necessários para inscrição no curso de Bartender Senac e quem pode inscrever-se.

Procedimentos para inscrição no curso de Bartender Senac

Para que o interessado possa inscrever-se no curso de bartender do Senac, existem 2 meios possíveis. O primeiro deles é indo presencialmente, até uma das unidades Senac da sua cidade.

A segunda alternativa de inscrição é muito mais prática, tendo em vista que pode ser feita diretamente pela internet, e sem precisar sair de casa. Veja os passos:

Passo 1 – O candidato interessado no curso de bartender do Senac primeiro deve acessar o site oficial da instituição pelo seguinte endereço eletrônico: www.senac.com.br


Passo 2 – Na sequência, você deverá fazer a definição na tela de qual é a sua região, pois assim o sistema encaminhará diretamente ao site oficial do Senac regional.


Passo 3 – Entrando na página do Senac do seu estado, use o campo de pesquisa para procurar pelo curso de Bartender. Ao encontrá-lo, clique sobre ele e leia todas as informações sobre a formação, focando especialmente nos pré-requisitos.


Passo 4 – Se o curso de bartender ofertado é exatamente o que você estava procurando, vá até o final da página e pesquise pela unidade Senac do seu interesse, verificando quando abrirão as turmas do curso. 


Passo 5- Ao encontrar o curso mais próximo de você, clique em comprar. Agora é só fazer um cadastro rápido e efetivar o pagamento da formação via boleto bancário ou cartão de crédito.


Passo 6 – Aguarde o início das aulas do curso de bartender e aprenda tudo sobre essa profissão. Bons estudos!

Programa de Gratuidade Senac

Se você ficou interessado em fazer um curso de bartender do Senac, mas não possui condições para arcar com as despesas dessa formação, saiba que você também pode acessar o programa de gratuidade do Senac.

Curso de Bartender Senac

O programa de gratuidade do Senac está disponível para os candidatos que comprovem ter uma renda inferior a 2 salários mínimos na família e que tenham estudado sempre em escolas públicas.

É necessário ver a disponibilidade de vagas diretamente no polo Senac do seu interesse, pois geralmente elas são limitadas, e não é em todos os cursos que você pode acessar.

Pré-requisitos para inscrição no curso de Bartender Senac

Para que você possa inscrever-se no curso de Bartender disponível no Senac, é importante que você se adéque aos pré-requisitos determinados por esta instituição. Veja a seguir quais são eles:

  • O candidato ao curso deve ter no mínimo 18 anos de idade.
  • Também deverá estar com pelo menos o ensino fundamental 2 completo.
  • Deve ser uma pessoa ativa e disposta a executar tarefas distintas em locais de atendimento ao público.
  • Precisa estar disposto a realizar o preparo e serviço de bebidas e coquetéis nas áreas de alimentação, hospitalidade e turismo.
  • No caso do curso estar disponibilizando aulas remotas é importante que você tenha um computador, celular ou tablet para acompanhar as aulas online.

O que vou aprender no curso de Bartender do Senac?

A formação para profissionais Bartender do Senac tem uma carga horária de 48 horas. Portanto, é um curso livre e com pouca duração. Ao matricular-se, o aluno aprende tudo sobre como é feito o preparo e como são servidas as bebidas e coquetéis, além de conhecer como são interpretadas as fichas técnicas.

Curso de Bartender Senac

Também compreenderá os conceitos de mixologia e aplicará as técnicas de dosagem. Veja a seguir qual é a grade de conteúdos programáticos para o curso de bartender Senac:

  • MÓDULO 1 – Adotar boas práticas nos serviços de alimentação e fazer a higienização de equipamentos e utensílios
  • MÓDULO 2 –  Conhecer os tipos de bebidas
  • MÓDULO 3 – Interpretar fichas técnicas, considerando medidas, ingredientes e métodos de preparo
  • MÓDULO 4 – Compreender o conceito de mixologia, a importância da pesquisa e o processo criativo
  • MÓDULO 5 – Saber a classificação dos coquetéis: principais coquetéis da International Bartender Association (IBA), coquetelaria contemporânea, escolas de coquetelaria
  • MÓDULO 6 – Aplicar técnicas de dosagem e de preparo como flambados, frozen, trifásicos
  • MÓDULO 7 – Interpretar e anotar pedidos 
  • MÓDULO 8 – Identificar as características das bebidas: densidade, teor alcoólico, cor, sabor e aroma
  • MÓDULO 9 – Preparar coquetéis (montados, batidos, mexidos) e usar xaropes e licores 
  • MÓDULO 10 – Consumo responsável de bebidas alcoólicas
  • MÓDULO 11 – Segurança aplicada à operação do bar: tipos de riscos do ambiente, ergonomia, equipamentos de proteção individual (EPIs) e primeiros socorros
  • MÓDULO 12 – Planejar a carreira e identificar seu perfil profissional

Mercado de trabalho para o profissional Bartender

O Bartender ou Barman tem um mercado aquecido para trabalhar, tendo em vista que cada vez mais abrem ambientes onde o profissional é demandando para criação de drinks e coquetéis.

Portanto, se você caprichar nos seus estudos, certamente encontrará um bom emprego. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*